Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Uma filha descobre que o seu pai era infiel a sua mãe, ela já tinha suspeitado estava muito triste porque nunca tinha imaginado o seu pai podia fazer algo como tal e também estava um pouco indecisa sobre a ideia de como contar-se todo a sua mãe.
Será que a melhor forma ante essa situação era contar tudo a sua mãe, ou seria melhor guardar o segredo, que farias tu nesse caso?
Para este caso consultamos com a Margot Arrieta, psicóloga especialista em casos de família, e ela nos explica que podemos fazer quando descobrimos a infidelidade em alguns dos nossos pais.
Qual é a melhor forma para enfrentar esta situação?
Quando descobres que um dos teus pais esta sendo infiel ao outro, o primeiro que deves fazer é verificar o que realmente esta passando se há ou não, deves falar com o que esta sendo infiel e explica-lo assertivamente o que sentas e que pensas frente a essa situação.
A maneira mas indicada para falar sobre o tema é informando-o a quem esta sendo infiel e dizer todo o que sentes, não deves guardar nada. Podes sentir uma sequencia de frases assertivas que levam a esta ordem: o que sabes + como te sentes + argumentar sobre o tema + o que gostarias + o que esperas.
Papa/ mama, quando eu descobri sobre teu/ tua infidelidade, me senti triste y desiludida porque eu pensava que a nossa família era o mais importante y o estas colocando em risco, me gostaria que pensares melhor as coisas e valorizar mais a tua família e a minha mãe/ meu pai; este foi um exemplo posto pela psicóloga sobre como deves comunicar para falar do tema.
Como evitar meter-se em problemas de casais quando se trata de pessoas tão perto como os pais?
Como já sabemos, os problemas de casais são de 2, não de 3 nem de 4. Mais quando se trata de nossos pais, o panorama e diferente porque nos afeta diretamente, por esta razão, a experta no tema aclara que se podemos e devemos incluir-nos em esta situação mais mantendo uma posição de respeito a ambos pais e a tempo tendo firmeza frente aos problemas.
É importante que apliquem as técnicas de fases assertivas para não criar um estado de insulto e palavras que podem ferir que só podem empiorar a situação, para isso, devemos plantear um limite que nos diga ate onde podemos chegar e que devemos expressar, por isso o melhor é permitir que nossos pais sejam quem toma as decisões.
Que passa se os teus pais se separem porque tu contas-te que descobriu que um deles é infiel?
Esta é uma situação muito complexa, afirma a especialista, o mais seguro é que como consequência de falar sobre a infidelidade se presenta 3 panoramas:
1- Que os pais se perdoam e ocaso seja superado;
2- Que os pais ignoram o que passou, porque os costumes e outros fatores fazem que o tema não os afetam;
3- Que os teus pais se separam.
“há que esperar a que os pais falam entre eles, se o filho foi quem contou e há separação, se devem expressar os sentimentos aos dois pais e ter claro que a causa do divorcio não foi que porque falas-te sobre isso, mas sim que porque foi a infidelidade “ aconselha a psicóloga.
Finalmente, Margot Arrieta aconselha que o melhor neste caso é buscar assessoria profissional com expertos no tema para ter um alinhamento sobre o que se deve é que não deve realizar.
Mais deves ter em conta que são situações que leva aos pais afetados a deprimir-se, pode aparecer casos de intento de homicídio, e perder a felicidade total que há famílias tinha anteriormente.